segunda-feira, 24 de novembro de 2008

CANOAGEM ORIGEM

Os egípcios no séc. XV a.C. e mais tarde os astecas nos séculos III a IX d.C. usavam embarcações proporcionadas com pás que alguns historiadores alegam ser a origem das atuais canoas. Porém, a grande corrente doutrinária afirma que foi no século XVI o registro das atuais concepções de canoa e caiaques. Neste período historiadores registravam a utilização de canoas na América do Norte, utilizando madeira e peles, embarcações leves e rápidas, próprias para enfrentar os rios canadenses, repletos de corredeiras. Enquanto que a canoa era utilizada por indígenas no interior do continente, o caiaque era usado pelos esquimós para pescar e transportá-los entre dois pontos da costa. Esses caiaques eram formados por uma estrutura de madeira, revestida com pele de foca e calafetada com a gordura das articulações daqueles animais.
No começo do Século XIX, inspirados nas embarcações acima descritas, os ingleses começaram a utilizar para lazer uma embarcação chamada de “gronelandais”. Este barco deu início aos formatos modernos de caiaques e canoas. Em pouco tempo esta embarcação proporcionada com remos contendo duas pás tornou-se febre na Alemanha e outros países da Europa Central.
Jonh Mac Gregor, advogado escocês, é considerado o primeiro a utilizar o caiaque em percursos desportivos (rios e lagos europeus). Desenhou seu próprio barco que batizou de “ROB ROY” e realizou com ele várias expedições cujas memórias resumiu mais narde no livro “Um millier de miles dans lê canoe Rob Roy”. A primeira regata conhecida ocorreu na Bélgica no ano de 1877.
Hoje os modernos caiaques e canoas são construídos em resina de poliéster reforçada com fibra de vidro, em sua maioria, ou mesmo em resina epóxi com kevlar ou fibra de carbono, e ainda plástico injetado ou roto moldado - polietileno.

Leia mais em cbca.org.br/historia.htm

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

CANOAGEM DESCRIÇÃO


A partir da necessidade do homem nasce um esporte. Essa é a história da canoagem, um esporte olímpico que por toda sua tradição e organização é tido como um dos principais no mundo dos esportes.
A habilidade com as canoas é uma técnica que vem sendo aperfeiçoada por muitos povos, mas o esporte canoagem é recente e tem sua origem na América.
A canoagem participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos na Alemanha, em 1936, se mantendo até hoje.
No Brasil quem regulamenta o esporte é a CBC (Confederação Brasileira de Canoagem). Ela é a responsável por organizar as competições e determinar os campeões de cada modalidade.
Para o presidente da Federação Paulista de Canoagem, Oswaldo Roman Espósito, o esporte tem tido um grande crescimento nos últimos anos apesar do pouco investimento. "Temos grandes atletas, mas ainda falta um apoio maior dos patrocinadores. Competimos com potências que estão no topo há 50 anos, como Hungria, Itália e Alemanha. Mesmo assim estamos fazendo um bom papel".



A referência histórica mais antiga sobre canoas vem de seis mil anos atrás, em registros encontrados na tumba de um rei Sumério, nas margens do rio Eufrates, no Oriente Médio. Também aparecem canoas em desenhos egípcios, na península de Yucatan - México - e nas ruínas de Tikai, na Guatemala. A canoa que conhecemos hoje teve origem na costa oriental do Canadá (por esse motivo é conhecida como "canoa canadense") e era utilizada pelos nativos para cobrir grandes distâncias, superando as corredeiras.
Os índios norte-americanos usavam as canoas como transporte para a pesca. A embarcação era construída usando troncos de árvores. Posteriormente, foram feitas canoas de madeira ou osso, cobertas com peles de animais. O atual caiaque é uma versão modernizada das canoas dos esquimós do círculo polar ártico. Era construído por eles com ossos de rema cobertos com peles de foca. Os primeiros europeus a conhecerem o caiaque foram os britânicos, que o levaram para a Europa no fim do século 19.
Leia mais em olimpiadas.uol.com.br/2008/modalidades-olimpicas/canoagem/









A canoagem é um esporte náutico, praticado com a utilização de embarcações (canoa ou caiaque). Desde a Pré-História,os homens utilizam essas pequenas embarcações para o transporte e locomoção. Há relatos da antiguidade que demonstram que os homens usavam estas embarcações também para competições. No ano de 1936, a canoagem passou a fazer parte dasmodalidades dos Jogos Olímpicos (nas modalidades slalom e velocidade).
principais modalidades de canoagem
Canoagem de velocidade
É a mais popular sendo é disputada em canais de 2 km de comprimento. Nas Olimpíadas são disputadas competições em percursos de 500 m e 1000 m. As competições são realizadas com um, dois ou quatro canoístas por canoa. As embarcações usadas (caiaques ou canoas) são bem rápidas, porém instáveis.
Canoagem Slalom
É praticada em percursos de 250 e 300 metros. Os canoístas devem passar por 18 a 25 portas, com o menor número de errospossível e num menor espaço de tempo. Entrou como modalidade olímpica em 1992.
Canoagem Oceânica
Praticada com embarcações especiais para o mar, o objetivo desta modalidade é cumprir determinados percursos no oceano.Apresenta um elevado grau de dificuldade.
Canoagem Maratona
Nesta modalidade os percursos são elevados (de 15 km para cima). É uma competição que envolve grande esforço físico e resistência por parte dos canoístas.
Caiaque-Pólo
Competição envolvendo duas equipes em que os jogadores utilizam canoas para se movimentarem pela área de jogo.É disputado em rios, piscinas ou lagos. O objetivo é marcar o maior número de gols.
Freestyle
Modalidade recente de canoagem. O canoísta deve fazer manobras e movimentos específicos na onda de um rio,num determinado período de tempo. Cada manobra vale pontos para o canoísta.